Gripe durante o tratamento oncológico

Pacientes oncológicos, devido à imunossupressão (queda da imunidade) causada pelo câncer e por alguns tratamentos, estão mais suscetíveis a complicações decorrentes de infecções respiratórias como gripe. Alguns cuidados essenciais incluem:

💉Vacinação: é fundamental que pacientes oncológicos recebam a vacina contra a gripe anualmente, de acordo com as recomendações médicas. A vacinação reduz o risco de contrair a doença e suas complicações.

🧼Higiene das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar álcool em gel é uma medida eficaz para prevenir a propagação de infecções respiratórias.

😵Evitar contato próximo com pessoas doentes: pacientes oncológicos devem evitar contato próximo com pessoas que apresentam sintomas de infecções respiratórias, como tosse, espirros e febre.

😷Uso de máscara: em ambientes onde há um alto risco de exposição a germes, como hospitais e clínicas, o uso de máscara facial pode ser recomendado para pacientes oncológicos.

🙅🏻‍♀️Manter distância social: durante o tratamento, evitar multidões e ambientes fechados pode reduzir o risco de exposição a vírus respiratórios.

🥗Manter hábitos saudáveis: priorizar uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos (se autorizado pelo médico) e ter um sono adequado contribuem para fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de infecções.

👩🏻‍⚕️Comunicar sintomas ao médico: é importante que pacientes oncológicos comuniquem ao seu médico qualquer sintoma de infecção respiratória, como febre, tosse persistente, falta de ar ou dor no peito. Essa comunicação é especialmente importante ser feita ao oncologista clínica durante períodos de quimioterapia.

📲Seguir as orientações médicas: pacientes oncológicos devem seguir as orientações do seu médico em relação ao tratamento do câncer e às medidas de prevenção de infecções respiratórias. Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato com a equipe médica.

Leave a Reply