🤔 Após um diagnóstico de câncer, muitas pacientes perguntam há quanto tempo esse tumor existe… Mas essa não é uma resposta precisa…
⏳ Sabemos que alguns cânceres de mama podem ter crescimento lento e podem demorar anos até serem palpáveis ao toque… Já outros subtipos tumorais podem ter um crescimento mais rápido, com mudanças externas em poucas semanas…
⚠️ Mas sem um exame prévio para comparação, qualquer “chute” de tempo de existência do tumor seria mera especulação… E no final das contas nem sempre é uma informação relevante, pois o mais importante é avaliarmos as características do câncer no momento do diagnóstico, pois isso irá impactar em possíveis indicações e contraindicações do tratamento.
💬 Particularmente, percebo muitas pacientes fazendo esse questionamento sobre o “tempo tumoral” com uma certa sensação de “culpa”, achando que poderia ter feito algo diferente… Mas o que passou, passou, pessoal! O importante é como vamos agir agora no presente, planejando o melhor futuro possível!
🙏🏻 Não fique “remoendo” essa angústia! Foquem suas energias em informações atuais e planejamento do que virá, assim podemos “abandonar essa carga de peso” e seguir de forma mais leve! Você não tem culpa.
Jéssica Mendes 🌷
Médica CRM MA 7560
Mastologista RQE 4092
Titular da Sociedade Brasileira de Mastologia